Um polo religioso que seja também uma área de desenvolvimento socioeconômico. É o projeto Cidade de Assis, pensado para o distrito de Água Verde, em Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Como São Francisco de Assis é o padroeiro e já existe um turismo religioso na área, a ideia é aumentar a festa e gerar melhorias, emprego e renda.
O projeto contempla ações que envolvem a formação profissional, como capacitação, além de intervenção na infraestrutura da cidade, saneamento, requalificação urbana, paisagismo e equipamentos turísticos, além de qualificação de comércio e serviços.
A festa de São Francisco no distrito de Água Verde já é considerada a maior do município. “A intenção é transformar essa festa religiosa e cultivar o potencial de turismo religioso. Água Verde pode se tornar peregrinação para os devotos de São Francisco”, estima o pároco da Paróquia de Jesus, Maria e José, de Guaiúba, padre Emílio César Cabral.
De acordo com o padre, alguns equipamentos da cidade também serão valorizados com o projeto. “Tudo são ideias, como ter uma nova imagem de São Francisco grande, onde dentro possa ser lugar de uma biblioteca. Além disso, pode haver uma reforma na entrada da cidade, com urbanização, com a valorização das áreas naturais da cidade”, comenta ele. Outra ação prevista é a melhoria na margem do rio Água Verde e a consequente criação de uma área de lazer.
Com curso de capacitação para os profissionais que lidam com o público, a cidade acolherá melhor as pessoas que vêm de fora. E isso beneficiará não só católicos. “Vai contemplar a cidade toda, que será reestruturada para abrigar os romeiros”, acrescenta Fabiana Torres, da Prefeitura.
Fabiana lembra que o projeto foi inaugurado com uma caminhada no último fim de semana de setembro, a I Caminhada de Assis. Saiu da sede de Guaiúba até o distrito. As celebrações do santo no distrito seguem até o dia 3 de outubro, com missas, novenas e parte social, com quermesses.