domingo, 30 de outubro de 2011

EX-PRESIDENTE LULA É DIAGNOSTICADO COM TUMOS NA LARINGE

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi diagnosticado, na manhã desta sábado, 29, com um tumor localizado na laringe.

Boletim divulgado às 11h pelo hospital Sírio Libanês, de São Paulo, diz que Lula, de 66 anos, recebeu o diagnóstico depois de se submeter a exames no hospital.

Segundo o comunicado, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia. De acordo com o hospital, o ex-presidente está bem e deverá realizar o procedimento em caráter ambulatorial.

A equipe responsável pelo acompanhamento de Lula é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens Brito Neto.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"

Câncer de laringe é predominante em homens, diz Inca
De acordo com o site oficial do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de laringe ocorre predominantemente em homens e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço.

Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas. Ainda segundo o instituto, a ocorrência pode se dar em uma das três porções em que se divide o órgão: laringe supraglótica, glote e subglote.

O Inca aponta que aproximadamente 2/3 dos tumores surgem na corda vocal verdadeira, localizada na glote, e 1/3 acomete a laringe supraglótica (acima das cordas vocais).

Dilma Roussef e José Alencar também viveram diferentes tipos de câncer
No início de 2009, a então ministra da Casa Civil Dilma Roussef foi diagnosticada com um câncer no sistema linfático, conhecido como linfoma. A atual presidente e sucessora de Lula foi submetida a tratamento de quimioterapia e já no fim do mesmo ano anunciou que estava curada do câncer.

O ex-vice-presidente José Alencar também enfrentou a doença por longos anos. A partir de 2000, foi diagnosticado com um câncer na região abdominal, tendo passado por mais de 15 cirurgias - uma delas com duração superior a 20 horas. Após uma década de tratamento, José Alencar faleceu no dia 29 de março deste ano devido à falência múltipla dos órgãos.