quarta-feira, 2 de novembro de 2011

816 FAMILIAS SERÃO REMANEJADAS PARA CONSTRUÇÃO DE PARQUE


A ordem de serviço para a construção do Parque do Rio Cocó foi assinada ontem pela prefeita Luizianne Lins, no Paço Municipal. O ato marcou o início das obras de urbanização de 6,5 km das margens do rio Cocó, na extensão do bairros Dias Macedo, Castelão, Mata Galinha, Passaré e Barroso, próximo ao hospital Sara Kubitschek.

O projeto está orçado em R$ 26,1 milhões e parte do Programa de Requalificação com Inclusão Social (Preurbis), da Prefeitura. A iniciativa conta com ações conjuntas entre a Coordenadoria de Projetos Especiais (Cooperii), Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf) e tem relação com as obras para a Copa do Mundo de 2014.

Firmado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o contrato atinge, diretamente, 816 famílias, das comunidades do Cal (155), Boa Vista (255), São Sebastião (104), Gavião (141), TBA (112), João paulo II (23) e Jangurussu (23). De acordo com a prefeita, trata-se do cumprimento de uma dívida social. “Vários problemas históricos se acumularam pela cidade ao longos de vários governos. Essa urbanização vem para resolver uma parte deles”, justificou.

As comunidades serão remanejadas para um conjunto habitacional localizado a 3 km de uma das extremidades da área a ser urbanizada. A transferência das famílias deve acontecer até junho do próximo ano, de acordo com o presidente da Habitafor, Roberto Gomes. Segundo ele, a intervenção vai trazer, para usufruto de toda a cidade, um espaço ainda desconhecido da população. “Vamos ganhar um novo ambiente de sociabilidade, uma área de passeio”, avalia.

O secretário da Seinf, Luciano Feijão, julga as mudanças como melhorias importantes para a inclusão social de comunidades quase sempre marginalizadas.

A conclusão do Parque do Rio Cocó já tem data para término, segundo o coordenador André Daher. “Daqui a 12 meses, devemos já ter finalizado tudo”. Para a prefeita, um prazo que pode se estender. “Como toda obra pública, contamos com uma velocidade que pode não ser a que esperamos”, pondera Luizianne.

SERVIÇO
Durante a assinatura para a construção do Parque do Rio Cocó, a prefeita Luizianne Lins lançou um contato telefônico para receber denúncias sobre a comercialização de casas cedidas à população carente pela Prefeitura: o número é 0800 285 0800

SAIBA MAIS

O valor de R$ 26.190.273,44 representa 28% do total do empréstimo feito ao BID pela Prefeitura, destinado a projetos do Preurbis, que inclui também o beneficiamento de nove comunidades no rio Maranguapinho e uma na bacia da Vertente Marítima Oeste. Serão também utilizados recursos do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) 1.

O empréstimo feito ao BID, pela Prefeitura, inclui, além dos projetos do Preurbis, investimentos nos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza (Cuca), no Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) e no Programa Nacional de Apoio à Gestão Fiscal do Município (PNAFM). O valor total é de 99 milhões de dólares, que serão pagos ao longo de 25 anos, pela Prefeitura de Fortaleza.