quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FILHO DO PREFEITO DE PIRES FERREIRA É PROCURADO PELA POLICIA POR CRIMES DE CORRUPÇÃO

Seis pessoas estão foragidas no município de Pires Ferreira, a 312 km de Fortaleza, acusadas de crime de licitação e contra administração pública, além de peculato, corrupção ativa e passiva. Entre os procurados pela Polícia, está Pedro Humbeto Coelho Marques, filho do atual prefeito do município, Marcos Camelo Marques.

Segundo informações do Ministério Público repassadas ao MORRINHOS NOTICIAS, os mandados de prisão deveriam ter sido cumpridos na última terça-feira, 22, mas nenhum dos acusados foi localizado pela Polícia e são considerados foragidos da Justiça. A investigação é um desdobramento da Operação Província II, desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, com o acompanhamento da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

Segundo informações do MPE, também estão sendo procurados o chefe da Comissão de Licitação do Município, José Celson Macedo de Azevedo, e os empresários Ana Kelly Costa Henrique e Raimundo Aguiar Gomes.

No último dia 14, também foram executados mandados de prisão na cidade de Reriutaba contra os empresários Francisco Ferreira Pinto, Maria Aparecida Ferreira Pinto e Raimundo Aguiar. Os representantes do Ministério Público também requisitaram a prisão do chefe da Comissão de Licitação. Contudo, a decisão do magistrado determinou apenas o seu afastamento do cargo. Encontram-se presos os empresários Francisco Ferreira Pinto e Maria Aparecida Ferreira Pinto.

No dia 31 de agosto de 2011 a Procap, a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) executaram a Operação Província II, cujo objeto foi a prisão temporária de empresários e servidores públicos envolvidos com fraudes nas licitações no ramo de festas, eventos e locação de veículos.

Segundo dados do Sistema de Informações dos Municípios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/SIM), apenas o empresário Francisco Ferreira Pinto, atuando com o grupo familiar pelo período de 2007 a 2011 recebeu dos municípios do estado o valor de R$ 20.763.337,27. Há indícios de que ele atuava desde 2002, cujos valores não foram contabilizados.

Ainda de acordo com o MPE, acredita-se que o valor supere mais de 30 milhões, já que nem todas as prefeituras declaram os despesas perante o TCM. A empresa Viçosa Construções (VIÇOSEL), pertencente aos irmãos Carlos Kenede Fortuna de Araújo e Rodrigo Fortuna de Araújo, também faturou nesse período com locação de veículos, obras e construções o valor R$ 41.369.465,51.

O Ministério Público, por meio da Procap, realizou pesquisas pelo site do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e constatou que a empresa tem apenas seis veículos em sua titularidade. Conforme os Promotores de Justiça, as investigações continuam até o esclarecimento definitivo dos autores e beneficiários dos ilícitos praticados contra o patrimônio da sociedade. O passo seguinte é reverter para o patrimônio público o que foi desviado em detrimento da população.