quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DEPUTADO DIVULGA IMAGENS DE PRESOS FALANDO AO CELULAR DENTRO DO IPPOO-I



Imagens de presos falando ao celular dentro do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), no bairro Itaperi, em Fortaleza, foram divulgadas, na manhã desta quinta-feira, 24, pelo deputado estadual Capitão Wagner (PR-CE). Segundo o parlamentar, as fotos foram feitas há cerca de 20 dias.

Em pelo menos duas das imagens divulgadas é possível identificar dois detentos segurando aparelhos de celular e, supostamente, falando ao telefone. Em conversa com O POVO Online, Capitão Wagner enfatizou que, além desta irregularidade, em outras fotos não divulgadas são vistos presidiários da mesma unidade consumindo e comercializando drogas nos corredores do IPPOO I.

O deputado denunciou também as más condições sanitárias do presídio, além da falta de estrutura dos policiais militares que fazem a segurança da unidade. “As armas utilizadas pelos PMs estão enferrujadas; abaixo do refeitório, a gente vê um fosso de esgoto; isso tudo indica a precariedade daquele lugar”, detalhou o parlamentar.

Segundo ele, todas as imagens foram encaminhadas ao Ministério Público do Estado do Ceará e às comissões de Direitos Humanos da Assembleia e da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). As fotos, segundo o deputado, foram deixadas em seu gabinete por uma pessoa que teve acesso ao presídio no início de novembro.
Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) reconhece a situação física do IPPOO I e informa que a unidade, construída em 1978, encontra-se interditada pela Justiça e não recebe mais internos. Segundo a Secretaria, uma nova unidade de semiaberto está projetada para a total desativação do IPPOO I.

“A unidade hoje abriga os 592 internos em regime semiaberto e, de acordo com a nova portaria  da Vara de Execução Penal assinada em outubro, os presos devem permanecer no local até que o destino de cada um seja apreciado pela Justiça”, esclarece trecho da nota.