quarta-feira, 2 de novembro de 2011

POUCA VERGONHA AGENTE PENITENCIARIO É PRESO

Drogas, celulares e dinheiro foram apreendidos pela Polícia (FOTO: SARA MAIA)
Um agente penitenciário, uma mulher de 56 anos e um rapaz de 25 foram presos, ontem à tarde, no Centro de Fortaleza. Eles foram flagrados negociando a entrega de drogas e celulares a um preso do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO I), no bairro Itaperi.

A prisão ocorreu durante uma abordagem policial de rotina ao carro do agente, na rua 24 de Maio, próximo à Praça da Estação. Segundo a Polícia, ao ser parado pelos PMs, o servidor público se mostrou nervoso e “levantou suspeita”. O celular do agente tocou e um dos policiais atendeu a ligação. A partir do telefonema, os PMs descobriram o envolvimento do servidor com um suposto esquema de tráfico comandado de dentro do presídio.

A pessoa que falava ao telefone seria um detento do IPPOO I. Segundo os policiais, ele negociava a entrega da droga. No suposto esquema, o agente pegaria a droga e os celulares com Maria de Jesus e Francisco José Alexandre. Os dois estavam esperando pelo agente na esquina das ruas Castro e Silva com General Sampaio, também no Centro. Eles foram presos, em flagrante, com o material.

Com Maria de Jesus, os PMs encontraram uma sacola contendo 215 gramas de crack, três celulares e R$ 90 em dinheiro. Durante a prisão, Maria relatou que o dinheiro seria depositado na conta bancária da filha dela e não seria fruto do tráfico.

De acordo com o comandante da 5ª Companhia do 5º Batalhão da PM, major Teófilo Gomes, a filha de Maria seria mulher do detento que receberia a droga.

Os três presos foram levados para a Delegacia de Narcóticos (Denarc). Conforme a delegada-adjunta, Camila Lobo, o agente do IPPOO I (o nome não foi revelado pela Polícia), Maria de Jesus e José Alexandre foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Ainda de acordo com Camila, Maria já responde por tráfico de droga e Alexandre, por roubo.
AfastadoO agente prisional está lotado no IPPOO I há um mês, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus). A assessoria informou ainda que o servidor vai responder a processo penal e será aberto um procedimento administrativo contra ele. O acusado foi afastado das atividades e ficará preso provisoriamente.

Conforme a assessoria de imprensa, a Sejus vai apurar o caso. Diante das análises, o agente pode chegar a ser desligado do serviço público. Ele vai ficar detido na Delegacia de Capturas. Ainda de acordo com a assessoria, as pessoas que entram nos presídios passam por revistas materiais e íntimas. Os funcionários passam pelo portal de segurança e por um detector de metais.