terça-feira, 6 de setembro de 2011

MATADOURO PÚBLICO DE BELA CRUZ É REABERTO APÓS INTERDIÇÃO

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Bela Cruz, a 242,5 Km de Fortaleza, com a finalidade de reabrir o matadouro público da cidade. A decisão foi tomada após o cumprimento de exigências feitas depois da interdição do local no dia 10 de agosto deste ano.

Dentre as exigências feitas pelo MPE, a Prefeitura realizou as seguintes melhorias no equipamento: contratação de médico veterinário, aquisição de pistola pneumática com o compressor para funcionamento, pintura e limpeza das paredes, recuperação parcial dos azulejos, bem como do piso e do fosso por onde escorrem os dejetos resultantes dos abates.

De acordo com o MPE, a Prefeitura adquiriu ganchos novos feitos de cobre e material inoxidável, mesas para vistoria das vísceras e procedeu o fechamento das caixas subterrâneas que colhiam os dejetos. Também foi feito o aterramento do grande depósito de efluentes que era localizado por trás do matadouro, sendo recuperada a fossa de sumidouro.

Ainda segundo o MPE, a reforma do matadouro público também contou com a abertura de novas valas para escoamento de dejetos e a construção de banheiro feminino. Houve a reforma do curral e construção de brete de contenção. Foram adquiridos, ainda, equipamentos de proteção individuais para os manipuladores.