quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SÉRGIO NOVAIS APELA Á DIREÇÃO NACIONAL

O clima ficou mais tenso dentro do PSB cearense com o anúncio da possível destituição da atual executiva municipal do partido. Ao saber que havia reunião marcada para o próximo dia 15 em que o diretório municipal votaria pela destituição da executiva e a cassação de seu cargo, o presidente da executiva municipal Sérgio Novais (PSB) procurou a direção nacional do partido, através do presidente e do vice – Eduardo Campos e Roberto Amaral, respectivamente – para informar sobre o caso. Hoje, Sérgio deve entrar com representação na direção nacional contra o grupo ligado ao governador Cid Gomes (PSB) que, segundo Sérgio, seria o “mentor” do movimento para retirar-lhe o espaço de presidente do PSB em Fortaleza.

O argumento de Sérgio é que a destituição da executiva seria um ato ilegal, porque feriria o estatuto e o regimento do partido, e que seria um ato “ridículo” do ponto de vista político, já que a entrada do grupo dos Ferreira Gomes no PSB teria sido acertada por meio de acordo que garantia a permanência de Sérgio no cargo de presidente da executiva municipal, segundo diz ele.

O motivo mais recente da divisão no PSB são as últimas posições políticas adotadas pela irmã de Sérgio, deputada estadual Eliane Novais (PSB), no exercício de seu mandato parlamentar. “De uns tempos cá, Eliane e Sérgio adotaram uma postura contra o governo e contra o próprio partido. Essa reação do diretório municipal é exatamente para corrigir isso”, explicou o vereador Elpídio Nogueira (PSB), se referindo ao fato de Eliane ter votado contra orientações do Governo e do PSB em diferentes momentos no Poder Legislativo.

Ontem, Eliane voltou a fazer um discurso ácido contra o governador Cid Gomes, tachando-o de “antidemocrático” e “truculento”.

SERVIÇO

Reunião do PSB: Próximo dia 15 de setembro, às 19 horas, na sede do partido.
A permanência de Sérgio Novais na direção municipal do PSB foi fruto de acordo feito em 2009 com o grupo dos Ferreiras Gomes.

No acordo inicial, feito em 2005 para viabilizar a entrada de Cid Gomes e o irmão Ciro Gomes no PSB, ficou acertado que Sérgio seria presidente da direção estadual e que os dois grupos - a ala histórica e os recém chegados - indicariam, cada um, três nomes para a direção estadual.

Acordo que foi refeito em 2009, através do qual Cid chegou à presidente na direção estadual, substituindo Sérgio. Foi nessa revisão do acordo em que houve entendimento de que Sérgio permaneceria na presidência da executiva municipal.

Em abril, reunião da executiva municipal teria aprovado o nome de Eliane Novais como pré-candidata do PSB para a Prefeitura de Fortaleza em 2012 - episódio que acirrou os ânimos entre os dois grupos do partido.

Elpídio Nogueira lembrou ontem que houve irregularidades na convocação da reunião e que por isso não há legitimidade na pré-candidatura de Eliane. Ontem, Eliane lembrou que sua candidatura continua forte.