segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PLANEJE SUAS LIGAÇÕES E GATE MENOS NO FIM DO MÊS


Economizar na conta de telefone, seja fixo ou móvel (celular), não é uma tarefa fácil. Exige pesquisa e paciência. Mas seguindo cuidados, é possível reduzir os gastos com esse serviço essencial, que no Brasil ainda é caro.

As orientações básicas para quem quer gastar menos são prestar atenção em detalhes como o tempo de duração da chamada, o horário da ligação, se é Discagem Direta à Distância (DDD) ou Discagem Direta Internacional (DDI) e se o número é de telefone fixo ou móvel. Além disso, usar o telefone apenas quando for realmente necessário.

A analista de mercado da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Ana Gabriela Barroso, explica que os planos padrões obedecem a questão de horário, mas alguns planos alternativos, que devem ser avaliados, não. “Existe plano que cobra mais caro à noite e mais barato durante o dia”, comenta, ressaltando que no caso de telefone fixo é melhor falar no horário reduzido, das 21 às 7 horas. As ligações ficam mais caras das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Nos sábados a ligação fica mais barata após as 14 horas e nos domingos e feriados o valor da tarifa é menor o dia todo.

No caso do telefone móvel, que tem a tarifa mais cara, é considerado horário normal das 7 às 18 horas. “Fora desse intervalo a tarifa é mais barata”, explica, ressaltando que todos os consumidores podem consultar o serviço da Proteste que indica as menores tarifas para chamadas DDD, DDI e celular.

Ana Barroso explica que o sistema de consulta é atualizado uma vez por ano e só não cobre as promoções que as prestadoras de serviço fazem por tempo determinado ou em datas festivas como Natal, Ano Novo etc. Na busca só os associados da Proteste podem ver os preços. Os interessados podem se cadastrar no site da ONG de defesa do consumidor (http://www.proteste.org.br/).

                                   DICAS

Preste atenção em alguns cuidados para economizar

1 Use o telefone apenas quando necessário e não para ficar batendo papo como passatempo. O uso do telefone fixo ou móvel por períodos de longa duração e em determinados horários pode pesar muito no bolso no final do mês.

2 Procure fazer ligações nos horários de tarifação reduzida: De segunda a sexta-feira, das 21 às 7 horas. Aos sábados, da meia-noite às 6 horas e das 14 à meia-noite. Aos domingos e feriados nacionais, o dia todo.

3 Os planos básicos são os mais simples. Não é preciso aderir ou fazer contrato. Para usar, basta escolher o código da operadora e discar. No Ceará, as opções são 25, 21, 23, 31, 41.

4 Os planos alternativos oferecidos pelas operadoras podem ou não ser vantajosos dependendo do seu perfil. Nesse caso, as operadoras podem escolher faixas de horários e distâncias diferentes das determinadas pela Anatel (a tradicional modulação de horários). É preciso avaliar se vale a pena ou se o plano básico é melhor.

5 Para interurbanos, vale pesquisar com as operadoras o melhor preço e verificar se a adesão a algum plano pode trazer economia. Optar pelos horários reduzidos também ajuda bastante.