quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ACUSADO DE ESTUPRAR CRIANÇAS DIZ QUE ERA SÓ BRINCADEIRA

Francisco de Assis Alves foi preso na rodoviária de Juazeiro do Norte (DEIVYSON TEIXEIRA) 
Um homem de estatura baixa, magro, rosto maltratado, vestindo bermuda e camisa suja. Foi assim que o agricultor Francisco de Assis Alves, o “Diassis”, 57, acusado de pedofilia em Pindoretama, foi levado por policiais para prestar depoimento, ontem pela manhã, no Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP), no Centro.

O interrogatório durou mais de duas horas. Ele foi ouvido pela titular da Delegacia Municipal de Pindoretama, Ana Cristina Lima. Uma frase em especial chamou a atenção da delegada. Segundo ela, o acusado disse que tudo não passou “de uma brincadeira”.

A delegada informou que, durante o depoimento, o acusado admitiu parte dos crimes, mas negou outros. “Ele entra em contradição algumas vezes”, relatou ela, que descartou a possibilidade de o homem sofrer de algum transtorno psicológico. “É completamente lúcido, sabe o que fez”.

Francisco de Assis foi preso na tarde da última terça-feira na rodoviária de Juazeiro do Norte, para onde fugiu. Em Pindoretama, onde morava, Francisco é acusado de estuprar crianças (meninos e meninas), de 5 a 10 anos.

Mandado

O acusado está detido por meio do mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Ricardo de Araújo, da Comarca de Pindoretama. Antes de ouvir o suposto pedófilo, a delegada Ana Cristina disse que o número de crianças possivelmente vítimas de Francisco de Assis já tinha aumentado de 14 para 17 com o aparecimento de novas denúncias.

A delegada Ana Cristina contou que começou a investigar o caso a partir do último dia 10, após receber denúncia da mãe de uma das crianças supostamente molestadas. “Fatos novos podem surgir no caso”, disse Ana. A delegada reafirmou que, tanto em Pindoretama como em Juazeiro, foram encontrados com o acusado calcinhas e cuecas de crianças. As peças deverão ser examinadas pela Perícia Forense.

Francisco de Assis deverá ser submetido a exame de sanidade mental no Instituto Médico Legal (IML). Ele morou por mais de um ano em Juazeiro do Norte, antes de ir para Pindoretama. Segundo a Polícia, Francisco de Assis teria saído de Juazeiro após praticar crime idêntico ao que cometera em Pindoretama, onde vivia em um barraco. Ele atraía as crianças até sua casa para molestá-las.

Depois de prestar depoimento, o acusado foi levado para a carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter, no Centro, em Fortaleza.

SAIBA MAIS

Informações de “arrepiar”
De acordo coma titular da Delegacia Municipal de Pindoretama, Ana Cristina Lima, a maioria das denúncias que ela recebeu na unidade sobre Francisco de Assis Alves era “de arrepiar”. “Os depoimentos dos familiares das crianças e das próprias vítimas foram chocantes. Eles disseram coisas cabeludas e consistentes”, afirmou a delegada.

Segundo ela, a Polícia está investigando ainda a possibilidade de o acusado ter praticado o mesmo crime em outras cidades, principalmente em Juazeiro do Norte.

Laudos
“Estamos aguardando o resultado dos laudos já feitos em crianças supostamente vítimas e a realização de outros laudos, para, em seguida, comprovar a materialidade do crime”.

Respeitado
Segundo a delegada Ana Cristina, Francisco de Assis era considerado pela população de Pindoretama uma “pessoa trabalhadora e muito respeitada”. Ele frequentava uma igreja evangélica.

Ele ficou cerca de 15 dias foragido. Francisco foi visto pela última vez no dia 8 de agosto, em uma igreja evangélica.