quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ANATEL APRESENTOU RELATÓRIO TÉCNICO SOBRE A TIM

Na telefonia fixa,é possível dimensionar tempo de espera para completar ligações. Com os celulares, não é tão simples (AFP PHOTO / GREG WOOD)
A proibição da operadora de telefonia TIM de vender chips no Ceará ganha novo desdobramento amanhã. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai entregar um relatório contendo dados enviados pela operadora sobre planos de expansão da rede. Além disso, vai apresentar registros de reclamações de consumidores após a data da liminar do dia 10 de junho deste ano para avaliar se a ordem judicial está sendo cumprida. A determinação é do juiz Cid Peixoto do Amaral Netto, titular da 3ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua.
As informações foram divulgadas ontem em reunião na sede da Anatel. A proibição de venda de chips da TIM foi devida a várias reclamações de congestionamento de linhas que foram feitas pelos usuários.

O número de consumidores insatisfeitos a Anatel não antecipa, mas o plano de expansão da operadora já foi divulgado. Em nota enviada ao jornal no dia 22 de julho deste ano, a TIM destacou que já está implementando um cronograma de investimento no Estado. A empresa estima, segundo a nota, aporte de R$ 2,9 bilhões no País, sendo 85% deste valor direcionados para infraestrutura. No triênio 2011-2013, a previsão de investimento é de R$ 8,5 bilhões, mantendo 85% do montante para a estruturação e sofisticação da rede.

Qualidade
A grande discussão relacionada à telefonia no Ceará é a qualidade, segundo o assessor técnico da Anatel, Tales Esmeraldo. Ele explicou que na telefonia fixa é possível dimensionar o tempo que o usuário espera para fazer uma ligação e a taxa de bloqueio, que mede o congestionamento da rede. Na telefonia móvel, não é tão simples. “Não existe uma ligação física como na telefonia fixa”, destacou. Segundo ele, é possível identificar o número de ligações simultâneas que são feitas em uma área e analisar se o número de transmissores é suficiente.
A taxa média de bloqueio no Ceará é de 8%, mas o parâmetro de excelência é de 2%, conseguido em Fortaleza. Em algumas cidades do interior, como Tauá, passam dos 50% a taxa de bloqueio. Segundo Esmeraldo, isso significa que a cada duas ligações, uma em média não é completada. Há em média 30 cidades no Ceará com problemas graves.


Para o secretário de secretário executivo do Decon/CE, promotor de Justiça Francisco Gomes Câmara, apenas o parâmetro das reclamações dos consumidores não é suficiente para avaliar qualidade. “Apenas o índice de reclamação não é suficiente. Há uma ação contra a TIM, o que pode levar alguns consumidores a deixarem de reclamar”, disse.
NÚMEROS 17
MIL LINHASFoi a perda do número de clientes da TIM no Ceará. O número é de maio e junho.
2
POR CENTO
É a taxa média de bloqueio considerada ideal e adotada na telefonia fixa.