quarta-feira, 3 de agosto de 2011

BOLSA -FAMILIA É SUSPENSO PARA 544 FAMILIAS NO CEARA


A reincidência em ausências à escola é o motivo pelo qual 544 famílias perderam o benefício do Programa Bolsa Família no mês de julho. No Brasil, quinze mil famílias tiveram o benefício cancelado. No Nordeste, o Ceará é o segundo estado com mais benefícios suspensos, perde apenas para a Bahia, com 710.

A suspensão ocorreu apenas sobre as parcelas de R$ 38 ou R$ 76 vinculadas aos jovens de 16 e 17 anos. O restante do recurso continua sendo pago às famílias, desde que crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos tenham mantido frequência mínima de 85% nas aulas do bimestre de abril e maio

O pagamento de 56.084 benefícios está suspenso por 60 dias. Outros 70.575 foram bloqueados em julho, mas, como se trata do segundo descumprimento, as famílias voltam a receber os valores retroativos em agosto. Essas repercussões se referem somente às faltas superiores a 15% das aulas por alunos na faixa etária dos 6 aos 15 anos beneficiados pelo Bolsa Família.

O ministério alerta gestores e técnicos municipais que 22 mil famílias tiveram recursos do programa suspensos pela segunda vez e correm o risco de cancelamento com o resultado do próximo período de monitoramento. Para evitar a perda do benefício, é necessário que esses beneficiários sejam incluídos no acompanhamento familiar pela área de assistência social em parceria com a educação.

As famílias precisam cumprir as contrapartidas do programa. Na educação, a frequência mínima é de 85% das aulas para crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos. Na área de saúde, são exigidos manutenção da vacinação em dia, registro do peso e da altura das crianças de até 7 anos e realização do pré-natal pelas gestantes. As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social.