terça-feira, 2 de agosto de 2011

SOBRAM CONTRADIÇÕES SOBRE O GRAMADO DO CASTELAO

 

A nota divulgada pelo Governo do Estado é clara: 60% do gramado do estádio Castelão foi para a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e 25%, para o Palácio Iracema, administrado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Mas no centro desses valores absolutos pairam algumas contradições.

Tomando como base o tamanho oficial do campo do Castelão antes da reforma, 110 por 75 metros, isso corresponde a 6 mil e 2.500 metros quadrados, respectivamente. O POVO visitou os dois locais e constatou que a quantidade de grama parece ser menor do que o relatado e que há informações discordantes sobre o destino final do gramado.

Conforme a Aesp, o local só recebeu a grama do entorno do campo, o que representa cerca de 1.750 metros quadrados, ou 17,5% do total. O número é bem inferior aos 60% indicados pelo Governo em nota divulgada na semana passada. Ainda segundo a academia, a grama do local não é toda proveniente do Castelão. Apenas o campinho e as áreas ao redor dele.

Outro problema é que não há documentação que comprove a transferência do gramado para a academia. De acordo com a Aesp, isso aconteceu duas semanas antes da inauguração da instituição. “Como não é um bem que exige tombamento, não é necessário um termo de doação”, afirma Fernando Oliveira, procurador geral do Ceará.

Mesmo assim, no caso da PGE, ele apresentou um protocolo de maio deste ano, que solicita orçamentos para transportar, limpar, nivelar e preparar o terreno para reaproveitar cerca de 2.500 metros quadrados do gramado do Castelão no Palácio Iracema. Tudo já teria sido plantado.

Situação do gramado
Em alguns pontos do Palácio Iracema, é possível ver a diferença entre a grama plantada recentemente, que é bem parecida com a do Castelão, e a antiga. Situação bem diferente do gramado da Aesp. A grama que veio do estádio está bastante seca.

Isso porque o contrato que vai selecionar a empresa que cuidará do jardim do local ainda está em licitação. Por enquanto, são os próprios alunos e funcionários de outros setores que cuidam do gramado.

10 MILMetros quadrados é a quantidade de gramado que havia no estádio Castelão antes da reforma. Do total, 17,5% é do entorno.

QUALIDADE INFERIOR

Segundo a Aesp, a grama recebida é a do entorno do campo do Castelão, que tem qualidade inferior a do campo.

FALTA DOCUMENTO
Não há documentação que comprove a transferência do gramado para a academia. O gramado chegou antes da inauguração.

8 MIL
Reais foi o total gasto pelo TCE para preparar o terreno, transferir e reaproveitar a grama do Castelão no Palácio Iracema.

ASSEMBLEIA INVESTIGA
O deputado Heitor Férrer vai solicitar à Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa para investigar o caso.

MAL CUIDADA

A grama do Castelão que foi para a Aesp está bastante seca e mal cuidada. A empresa que cuidará do jardim ainda será licitada.