quarta-feira, 13 de julho de 2011

72 HOMENS REFORÇARÃO SEGURANÇA NO INTERIOR

Treinamento termina dia 25 deste mês e foi demonstrado ontem para a imprensa (IGOR DE MELO
) 

Para tentar combater as ações de quadrilhas que assustam os moradores do Interior com ousados assaltos a bancos, surge um incremento no efetivo policial dos municípios. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) criou o Comando Tático Rural (Cotar). A companhia deve começar a atuar até o fim do mês com 72 homens em todo o Interior cearense. Na tarde de ontem, houve demonstração das ações do Cotar para a imprensa.

Os agentes fazem parte do Batalhão de Choque (BPChoque) e participam do Cotar voluntariamente, sendo selecionados após testes físicos e de habilidades táticas. A informação é do major Alexandre Ávila, comandante do Batalhão de Choque e coordenador do treinamento recebido pelos agentes desde domingo. Atualmente, segundo o major, são 23 policiais militares sendo preparados para atuar em todo o Estado. Até o final do mês, o efetivo deve chegar a 72.

“Eles estão recebendo treinamento de tiro, atendimento de ocorrência de tiro, primeiros-socorros, operações aerotransportadas. São treinamentos que eles já têm no batalhão de forma mais esporádica, mas que são intensificados para que atuem nessa região com mais segurança e tranquilidade”, comenta o major. Atendimento de ocorrências com explosivos também faz parte do curso.

Os municípios nos quais atuarão os agentes do Cotar serão definidos de acordo com as estatísticas da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Sabe-se que a região Centro-Sul será a primeira a receber o batalhão quando o treinamento terminar, no dia 25, informa o comandante do Cotar, capitão Alexandre Rodrigues.

“É uma operação itinerante, passando pelas cidades cobrindo a área bancária e, à noite, as vias de aproximação das cidades para coibir tráfico de drogas e ação dos delinquentes. O tempo de permanência dos homens depende da necessidade do município”, informa.

Os agentes realizarão barreiras e abordagens, com uso de oito viaturas. Havendo a necessidade, helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) darão apoio às ações.

Ações contra bancos
Até agora, em 2011, foram registradas 11 ações contra bancos no Estado. Os casos assustam moradores, que são surpreendidos, inclusive, por explosões de caixas eletrônicos. Na última ação, os bandidos explodiram o caixa do Bradesco, em Caridade, no Sertão Central. No assalto, cerca de R$ 100 mil foram roubados.
Metade dos municípios cearenses tem apenas três PMs para garantir a segurança da população. Com isso, é difícil combater as ações contra bancos, que já chegam a 11 neste ano. Com a Cotar, a SSPDS investe na prevenção.