quinta-feira, 21 de julho de 2011

O GOLPISTA CERARENSE MARCELO VENTOLA PODERÁ SER TRANSFERIDO PARA FORTALEZA

Clique para Ampliar
 Procurado pela Polícia cearense desde 2007, o golpista e chefe de quadrilha interestadual Marcelo Araújo Silveira Filho, 34, o ´Marcelo Ventola´ ou ´Patropi´, foi capturado, ontem, em Alagoas. Contra ele, existem em Fortaleza pelo menos três mandados de prisão preventiva, além de mais de uma dezena de inquéritos instaurados somente na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). Marcelo é apontado pelas autoridades como autor de fraudes em financiamento de veículos nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.

A prisão do bandido foi anunciada, ontem, pela Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), da Polícia Civil do Estado de Sergipe.

Identidades
A captura ocorreu em uma casa alugada pelo criminoso no bairro da Atalaia, em Aracaju, que foi cercada pelos agentes do Departamento de Defraudações e Combate à Pirataria. Segundo as autoridades, ele tinha acabado de retornar do Rio de Janeiro onde fora gastar dinheiro arrecadado em seus diversos golpes. Em seu poder havia três carteiras de identidade falsas, com nomes diferentes e com a inscrição do Instituto de Identificação do Ceará.

Em setembro do ano passado, ´Marcelo Ventola´ escapou de um cerco policial em Fortaleza, quando trocou tiros com os inspetores da DDF, sob o comando do delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, no bairro do Mucuripe. Fugiu pulando os muros do cemitério daquele bairro. Um comparsa dele, identificado como Laércio de Sousa Feitosa, 36, também tentou escapar, mas foi detido dentro do terminal de Passageiros do Papicu (Zona Leste da Capital).

Conforme a Polícia cearense, Marcelo comandava uma quadrilha que utilizava documentos falsificados e aliciava pessoas para servirem de ´laranjas´ em financiamentos fraudulentos de veículos zero quilômetro e de luxo, em geral, caminhonetas importadas ou carros de passeio de última geração. Em troca, os ´laranjas´ recebiam ´comissão´ percentuais em cima do valor do carro após este ser vendido a receptadores. Cinco grandes concessionárias da Capital cearense foram lesadas pelo bando.

Com extensa ficha criminal, ´Marcelo Ventola´ passou a percorrer diversas capitais nordestinas aplicando golpes e obtendo muito dinheiro com suas falcatruas. Há notícias de que, desde 2003 é conhecido da Polícia cearense. Na época, ele agia em parceria com outro estelionatário famoso chamado Antônio Furtado Abdon, paraense. Ambos foram capturados.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, no começo da manhã de ontem, o delegado Jaime Paula Pessoa afirmou que está em contato direto com a Polícia de Sergipe para aprofundar as investigações e não descartou a possibilidade de Marcelo ´Ventola´ ser transferido para Fortaleza nos próximos dias.