segunda-feira, 18 de julho de 2011

POBLEMA É HERANÇA DE OUTRAS GESTÕES


A avenida Aguanambi, uma das mais movimentadas da cidade, tem desníveis no asfalto e falta sinalização (GABRIEL GONÇALVES
)O asfalto de Fortaleza não é ruim. A garantia é de Tarcísio Chaves, diretor da Usina de Asfalto de Fortaleza, que diz que, em condições propícias, a duração da pista pode chegar a nove anos sem necessitar de reparos. Segundo ele, a questão dos buracos nas vias é mais ampla e vem de herança de outras gestões, “que não tentaram resolver de fato o problema”.
“Colocar drenagem está incluso num processo que leva anos. Não é possível fazer do dia para a noite”, informa Tarcísio. Na avenida Bezerra de Menezes, onde a duração da pista é mais prolongada, e no Conjunto Ceará, no qual um buraco abre a cada seis meses ou menos, o asfalto é o mesmo.
O papel de fazer ações mais profundas e que transformam trechos da cidade por períodos mais longos é dado ao Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), que está orçado em 142 milhões de dólares e já atingiu área de 170 km. Operações paliativas, como as do Tapa Buracos, ele acredita ser essenciais. “Caso contrário, Fortaleza teria muitos acidentes”.
A operação não tem prazo para acabar. Segundo o diretor da Usina de Asfalto, o Tapa Buracos trabalha todo dia. Tarcísio afirma que há uma tentativa de firmar uma parceria com o Laboratório de Mecânica dos Pavimentos e que a universidade é consultada sempre que há necessidade. (AF)
COMO FUNCIONA
O dinheiro investido na Operação Tapa Buracos e na pavimentação é de R$ 15 milhões por ano, segundo a Seinf. O trabalho é pedido pelas Regionais. O serviço é realizado sem complemento de drenagem ou verificação das condições da base da via.
Fortaleza tem 729.729 veículos, segundo o Detran. A trafegabilidade se dá em espaço de aproximadamente 4 mil quilômetros de ruas e avenidas, de acordo com a Seinf. E apenas cerca de 30% das vias passaram pela instalação de drenagem. “Em época de chuva, a água pode arrastar o serviço de pavimentação que acabou de ser feito”, esclarece Jorge Soares, que diz que a massa asfáltica é resistente à água. O problema se dá exatamente nas camadas de base e sub-base das vias.
UMA PANORAMA DAS GRANDES AVENIDAS DE FORTALEZA:

Antônio Sales
O trecho entre as ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz recebe o volume médio diário de 42.255 veículos. É o trecho que mais recebe movimentação de veículos em Fortaleza. A via tem asfalto em nível aceitável de qualidade, embora próximo à avenida Engenheiro Santana Júnior apareçam alguns pequenos buracos constantemente. Na manhã da última quarta, eles estavam reparados. Os pequenos consertos acabaram deixando um leve desnível. A sinalização horizontal está gasta, mas é possível visualizar todas as faixas de pedestres.

Washington Soares
O trecho entre a rua Rangel Pestanha e a avenida Edilson Brasil Soares tem o volume médio diário de 40.383 veículos. Os pedestres reclamavam mais do nível de desrespeito dos motoristas do que da própria sinalização da via. Já os ciclistas apontam vários pequenos declives e buracos ao longo da ciclovia.
Aguanambi
O trecho entre a avenida 13 de Maio e a rotatória tem volume médio diário de 41.939 veículos. Em alguns trechos da avenida, não há separação das faixas para veículos. Além disso, a faixa para travessia de pedestre abaixo do viaduto que divide as avenidas Pontes Vieira e 13 de Maio está completamente apagada. Assim, mesmo com o sinal vermelho, os carros costumam parar em cima do espaço que seria para a travessia. As duas faixas para ônibus apresentam uma infinidade de buracos. E o conserto foi recente.
Engenheiro Santana Jr
O trecho entre as ruas Francisco Gonçalves e Israel Bezerra possui o fluxo médio diário de 37.569 veículos. Praticamente não há sinalização horizontal na avenida. A via passa por uma intervenção do Transfor, que deve realizar alongamento das laterais da via, drenagem, pavimentação, nivelamento das calçadas. Enquanto isso, próximo ao Hiper Mercantil, por exemplo, a faixa de pedestre está apagada e há pequenos buracos na via. Sem a travessia definida, os carros param em cima da faixa de pedestre.
Bezerra de Menezes
O trecho entre a rua Pedro de Queirós e Coronel Mozart Gondim tem volume médio diário de 41.239 veículos. A obra do Transfor deve ser concluída em agosto. Ela faz parte do primeiro programa que visa implantar corredores exclusivos para ônibus. O asfalto é descrito pelos usuários como de boa qualidade. A reclamação principal é com a falta de retornos na avenida. O Transfor afirma que a população tem de fazer o laço de quadra, ou seja, percorrer o quarteirão para fazer o retorno.

José Bastos
Entre as avenidas visitadas, é a via que apresenta o maior número de problemas. Entre as ruas Amazonas e Teles de Souza, volume médio diário é de 34.547 veículos. Com o recente trabalho de pavimentação, os buracos desapareceram. Em seu lugar, vários calombos de massa asfáltica tomaram forma. Na área próxima à avenida Fernandes Távora, pouca chuva vira uma lagoa. Parte da avenida está sem sinalização de faixa de carros e de pedestres. Sem faixa, os carros, então, não deixam espaço para os pedestres atravessarem a pista