domingo, 3 de julho de 2011

DOMINGO GELADO ANTECIPA FRIO HISTORICO NO RIO GRANDE DO SUL.

A MetSul Meteorologia alerta que o domingo (3) gelado marcará começo de uma semana que tende a ser uma das mais frias da história recente do Rio Grande do Sul, com frio em intensidade raramente vista durante os últimos 20 nos no Estado. De acordo com a MetSul, o RS deve ter mínimas negativas por até oito dias seguidos.

No sábado (2), os termômetros já indicaram 5°C negativo em Santana do Livramento e a tarde foi de frio histórico em Porto Alegre. De acordo com o meteorologistas Eugenio Hackbart, o episódio é comparável em intensidade às históricas ondas de frio nos meses de julho de 2000, 2007 e 2009.

O domingo inteiro vai ser muito frio no Rio Grande do Sul. As primeiras horas amanheceram com muita nebulosidade e com garoa na maioria das regiões, mas no decorrer do dia a cobertura de nuvens diminui gradualmente e o sol deve aparecer. Mesmo com a volta do sol, o frio segue intenso e as máximas à tarde não superam os 10°C em grande parte do Estado. A fronteira com o Uruguai e a região de Uruguaiana, onde o tempo estará mais aberto na madrugada, deve registrar as menores mínimas com marcas de 1°C a 3°C negativos.

O vento ganha força no decorrer do domingo e pode soprar com rajadas fortes em alguns momentos, deixando a sensação térmica extremamente baixa e desconfortável. O risco de transtornos pelo vento é menor do que no último fim de semana, quando intenso ciclone estava junto ao litoral do Rio Grande do Sul.

A MetSul prevê mínimas ao redor de 0ºC ou negativas em quase todos municípios gaúchos nos próximos dias, inclusive em Porto Alegre, onde raramente são anotadas marcas abaixo de zero. Neste século, somente em três oportunidades a temperatura chegou à casa de 0ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, na capital: 0°C (14/7/2000), 4ºC (12/7/2007) e 0°C (25/7/2009).

Os termômetros podem indicar 5°C a 7°C abaixo de zero em algumas das estações meteorológicas do Estado, não afastando a MetSul a possibilidade de 7°C ou 8°C negativos em baixadas dos Aparados em que não há monitoramento meteorológico. Os motoristas que trafegarem em rodovias da Serra devem estar atentos ao risco de gelo na pista, conforme a MetSul.

Na Campanha, uma das áreas que deve mais sofrer com o frio, os termômetros podem indicar de 2°C a 4°C negativos. Também no noroeste, as mínimas podem chegar a 5°C negativos, mas com valores interiores em baixadas. Na Grande Porto Alegre e no centro do Estado, os registros podem se situar entre -1°C e 3°C.